Gaspacho dos Sopas com melancia, acompanhado de queijo cabra com crosta de amêndoas algarvias e pãezinhos crocantes aromatizados
Cá em casa nem todos gostam de gaspacho. Aliás, só uma pessoa é que gosta realmente de gaspacho! Mas ainda assim, a "alembradura" desta receita veio também de quem não aprecia a iguaria "AlgarviAlentejanAndaluza". E assim aproveitámo-la para participar no desafio com sabor a verão do blog cinco quartos de laranja e do Bela Vista hotel & SPA.
A introdução da melancia em substituição do pepino na base do gaspacho (também há quem o conheça como Arjamolho) dá um ar mais fresco e frutado ao prato, que contrasta depois com paladar mais salgado e forte do queijo de cabra. Para lhe dar alguma textura, decidimos usar as nossas (deliciosas) amêndoas algarvias para criar uma crosta que é de comer e chorar por mais. Depois desta experiência, os próximos meses de verão vão ter muito gaspacho, isso é certinho!
... e até quem não gostava de gaspacho, comeu e deliciou-se!
Assadura à moda de Monchique
Ao olhar agora para estas fotografias, não consigo desviar os meus olhos da sangria! Está calor, um calor de verão, por estes lados, e vinha mesmo a calhar esta sangria tão fresquinha! Mas, pronto… este assunto fica para outro post.
A assadura à moda de Monchique é muito apreciada cá em casa, sobretudo nesta altura do ano, que pede comidas leves e simples.
Neste prato, as febras grelhadas ficam aprumadas com alhinhos picados, salsa, azeite e vinagre.
Podem aproveitar-se sobras de febras grelhadas noutra refeição e fica um prato “redon” ou “redondon” (com pronúncia francesa!) como diz a nossa prima Cristina e que significa “restos de ontem” ou restos “de antes de ontem”! :-)
Mas... com as febrinhas acabadas de grelhar, fica muito mais saboroso e se não resistir a umas batatinhas fritas, vai ficar ainda mais apetitoso.
Ah... e não se esqueça de saborear este prato com um sangria bem fresquinha!
Vales de Ambrães - Verde
Um vinho verde que experimentámos e gostámos bastante: muito fresco e aromático, apesar de ser diferente daquilo que se pode tradicionalmente esperar de um vinho verde - é um vinho mais robusto, e mais intenso. Para além disso, seguindo uma nova forma de fazer vinhos verdes que começa a ser recorrente, não tem as famosas "bolhinhas" que caracterizam este tipo de vinhos. Gostámos bastante e o preço é aceitável: cerca de 3,5€.
O nosso palato:





A nossa carteira:




Risotto com espargos brancos, presunto e amendoins
Às vezes temos coisas na despensa que vão lá permanecendo, sem sabermos muito bem o que fazer com elas. Na nossa, havia uma lata de espargos brancos, que nos tinha sido oferecida, há já algum tempo e nestes dias de sol, fomos inspirados para preparar um risotto.
Depois de algumas invenções saiu esta receita de risotto com espargos brancos e presunto, finalizado com ovos de codorniz e amendoins. Uma combinação improvável, esta dos amendoins, mas surpreendentemente agradável com o sabor rico e carnudo dos espargos.
Qualquer um poderá dizer à partida que com espargos frescos fica mais saboroso. Não temos dúvida que sim, mas este também ficou muito bom.
"Empadas" de cereja e chocolate preto
Quando chega a época de determinados produtos, a vontade de experimentar novas receitas é uma constante... E com as cerejas não foi exceção! Estes bolinhos que batizamos de "empadas" pelas suas semelhanças visuais foram inspirados numa receita de um blog espanhol (kanela y limón) com o acrescento do chocolate preto, que combina muito bem com as cerejas. As cerejas, essas, não eram do Fundão como se desejaria, mas cumpriram bem a sua parte... Um doce a repetir!
Focaccia com tomate, alecrim e azeitonas
A focaccia é de origem italiana e no fundo é uma espécie de pão aromatizado com ervas e enriquecido com azeite e, neste caso, com azeitonas e tomates cereja.
Esta focaccia tão simples de fazer tem o segredo de juntar a sêmola de milho, que dá uma camada mais crocante por cima, tornando-a mais "rústica" e deliciosa, ficando leve e fofa por dentro!
Esta, concretamente, foi uma das iguarias de um jantar de petiscos que partilhámos com uns primos bem dispostos e cheios de histórias para contar... falámos muito de arte em geral e de fotografia em particular!
Esta focaccia tão simples de fazer tem o segredo de juntar a sêmola de milho, que dá uma camada mais crocante por cima, tornando-a mais "rústica" e deliciosa, ficando leve e fofa por dentro!
Esta, concretamente, foi uma das iguarias de um jantar de petiscos que partilhámos com uns primos bem dispostos e cheios de histórias para contar... falámos muito de arte em geral e de fotografia em particular!
+ de 4000 visitas!
O SopasÀMesa celebra mais de 4000 visualizações nos seus curtos 3 meses de vida. Obrigado aos que nos visitam!
Bolachas de amendoim com chocolate
Depois de uns dias de férias em família e rodeados de amigos, daqueles com ‘A’ maiúsculo, que mimam os nossos filhos com brincadeiras e risos, e com quem nos sabe bem partilhar a vida, aqui fica uma receita doce.
Umas bolachas de manteiga de amendoim e pepitas de chocolate, óptimas para um lanche e que os nossos “monstrinhos das bolachas” gostaram tanto que as comiam aos pares seguidos. Acabaram-se num instante!
Pato Frio - Branco - Alentejo
Para acompanhar pratos de verão preferimos outros vinhos mais simples, mas este faz muito boa figura até a acompanhar um bom queijo, relegando um tinto para segundo plano nesta altura de verão!
O nosso palato








Mini hambúrgueres com maçã verde e sidra Somersby
Este fim-de-semana prolongado marcou mais a preguiça do que novas aventuras gastronómicas! Mas… ainda assim, houve tempo e energia para combinarmos uns sabores que estavam na nossa agenda para uma nova receita.
Cá em casa, gostamos muito de hambúrgueres caseiros, feitos com boa carne. Desta vez, combinámos a carne acabada de picar com o sabor ácido e doce das maçãs e ficou uma receita a repetir.
Combinámos estes mini hambúrgueres com umas batatas assadas no forno com ervas aromáticas e limão e uma salada verde com nozes. Simples, saudável, económico e muito saborosa. Aprovada também pelas bocas “difíceis” dos nossos filhos.
Tortilla de presunto, queijo e maçã
Há dias em que nos apetece jantar mais tarde e no sofá, depois de haver silêncio na casa com os miúdos já a dormir!
São dias em que aproveitamos ao máximo o final do dia, estamos com os miúdos, tratamos das tarefas domésticas e depois sim, depois são os nossos minutos de descanso.
Neste dia, depois de uma sopinha, experimentámos uma tosta diferente com queijo cheddar, presunto, maçã e pimentos "jalapeños"... estava tão boa que não resistimos a uma segunda dose!
Tortillas || 1 maçã || queijo cheddar || pimentos em conserva "jalapeños" || presunto || maionese || coentros || cebolinho
Coloque sobre a tortilla o presunto partido aos bocadinhos, depois o queijo também partido aos bocados, fatias de maçã e os pimentos picados (cuidado que estes pimentos costumam ser muito picantes!).
Salpique com folhas de coentros e cebolinho picado.
Enrole as tortilhas (ou dobre ao meio), coloque numa frigideira com o fundo engordurado e deixe dourar dos dois lados e o queijo derreter.
Desfrute, e da próxima vez invente os seus molhos e recheios e partilhe aqui connosco!
Sem Fim - Branco (Douro)
Este vinho foi mais uma experiência feliz: já conhecíamos o seu irmão tinto, e por isso tentámos refrescar o calor que já se faz sentir com este branco fresquinho que se vende no jumbo por um preço bastante aceitável para a sua qualidade - entre 2 e 3 euros.
É um vinho simples - como aliás nós achamos que os vinhos brancos de Verão devem ser - com aromas fresquinhos (os tais reflexos citrinos que o enólogo escreveu) e muito leve. Ideal para acompanhar mariscos e outras comidas que normalmente associamos ao Verão. Se lhe sobrar um peixinho assado, experimente fazer a nossa salada e acompanhar com este vinho. Um vinho a repetir!
Subscrever:
Mensagens
(Atom)
Pesquisar
Arquivo
- março (2)
- fevereiro (7)
- janeiro (7)
- julho (1)
- junho (3)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (8)
- agosto (1)
- maio (1)
- abril (1)
- março (4)
- fevereiro (5)
- janeiro (10)
- dezembro (5)
- setembro (1)
- abril (4)
- março (4)
- fevereiro (4)
- janeiro (11)
- dezembro (2)
- novembro (11)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (8)
- junho (14)
- maio (15)
- abril (17)
- março (4)
Com tecnologia do Blogger.
Blogs Portugal
Visitas
392373