"Empadas" de cereja e chocolate preto
Quando chega a época de determinados produtos, a vontade de experimentar novas receitas é uma constante... E com as cerejas não foi exceção! Estes bolinhos que batizamos de "empadas" pelas suas semelhanças visuais foram inspirados numa receita de um blog espanhol (kanela y limón) com o acrescento do chocolate preto, que combina muito bem com as cerejas. As cerejas, essas, não eram do Fundão como se desejaria, mas cumpriram bem a sua parte... Um doce a repetir!
Para a massa quebrada:
300 gr. farinha || 125 gr manteiga amolecida || 80 gr açúcar || um ovo || pitada de sal
Para o recheio:
300 gr cerejas || 3 colheres de sopa de açúcar || 1 colher de sopa de farinha maizena
Comece por preparar a massa: misture todos os ingredientes com o robot de cozinha ou batedeira (ou com as mãos) até que tudo se misture bem. A massa vai ficar quebradiça, até parece que precisa de mais líquido, mas é mesmo assim! :)forme uma bola com a massa, enrole em película aderente e leve ao frio por 30 minutos.
Entretanto, prepare o recheio:
Corte as cerejas ao meio, retire o caroço (se forem muito grandes parta cada metade ao meio) e numa tijela junte o açúcar e a farinha maizena às cerejas. Misture bem com uma colher. Deixe repousar.
Ligue o forno a 180ºC.
Divida a massa em dois. Estenda uma metade o mais fino que conseguir (de forma que a consiga depois manejar sem se partir!) e corte círculos (com um cortador, um copo ou outra coisa que lhe dê jeito) um pouco maiores do que as formas onde vai colocar as "empadas".
Forre as formas (empurre com outra forma para ficar certinha por dentro) e não tenha medo de moldá-la com os dedos. Não se preocupe com a perfeição: elas ficam bonitas imperfeitas!
Com uma colher coloque o recheio de cerejas em cada uma das formas e no topo coloque um quadradinho de chocolate (nós usámos chocolate negro, mas claro que pode ser outro).
Estenda a outra metade da massa, também o mais fina possível, corte novos círculos que servirão de tampa. Para colá-los, pincele-os com leite ou ovo batido.
Pressione com os dedos para unirem e pode ainda passar com um garfo pelas bordas para dar um ar mais "rústico".
Pincele com ovo batido para dar uma cor mais dourada (ou com leite, se à última hora descobrir que não tem mais ovos(!) como nós...)
Leve ao forno durante cerca de 20 minutos, até ficarem douradas.
Sirva só ou acompanhado com uma bola de gelado de baunilha (que também não tínhamos, mas deve ficar uma delícia!)
Subscrever:
Enviar feedback
(Atom)
Pesquisar
Categorias
Outras Soparias...
Arquivo
- março (2)
- fevereiro (7)
- janeiro (7)
- julho (1)
- junho (3)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (8)
- agosto (1)
- maio (1)
- abril (1)
- março (4)
- fevereiro (5)
- janeiro (10)
- dezembro (5)
- setembro (1)
- abril (4)
- março (4)
- fevereiro (4)
- janeiro (11)
- dezembro (2)
- novembro (11)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (8)
- junho (14)
- maio (15)
- abril (17)
- março (4)
As mais vistas...
Com tecnologia do Blogger.
Qué bonitoooooooo!!! Moito obrigada por facer unha das miñas receitas:) A idea do chocolate e xenial. Un abrazo forte dende Galicia!!! Encántame o teu blog!
ResponderEliminarÉ uma honra receber um comentário de um blog de referência na cozinha e na fotografia! Obrigada!
EliminarMuito bom :) a combinação das cerejas com o chocolate é perfeita. Ficaram umas empadas muito gulosas e atrativas.
ResponderEliminarCuriosamente, hoje também fiz uma tarte de cerejas com chocolate, mas só publicarei mais logo.
Bjns
Isabel