Risotto de Ervilhas com Bacon Crocante




- “Mãe, sobrou daquela comida de ontem?”
- Não, comemos tudo ontem à noite.
- Ohhhh…

Quando decidimos fazer um risotto de ervilhas para o jantar pensámos de imediato que os pequenos iriam refilar (claro!!!). E a verdade é que quando começaram a ver molho verde e as pequenas “bolinhas verdes” por todo o lado, franziram o nariz e ainda questionaram se seria só arroz com ervilhas.
Não desistimos facilmente, e não demorou que noutra passagem pela cozinha reconhecessem que “cheirava bem” e a verdade é que o resultado final até a nós surpreendeu.
O risotto ficou muito cremoso e cheio de sabor e o bacon estaladiço ajudou a convencer os pequenotes de que não era apenas arroz com ervilhas!
Mais uma prova culinária bem superada, e esta até tem truque no final para fazer o bacon crocante! (nem sobrou nada para o dia seguinte)


Para 4 pessoas
Do início ao fim: 25 minutos


300 gr ervilhas congeladas
500 ml caldo de legumes (*)
1 cebola picadinha
azeite qb
200 gr arroz para risotto
2 raminhos de tomilho seco
5 folhas de hortelã
1 colher de sopa de manteiga
50 gr queijo parmesão ralado (por favor, não compre aquele pó de queijo... estraga o risotto!! use queijo "verdadeiro" e rale no momento)
Tiras finas de bacon

(*) para o caldo de legumes, se estiver numa de preguiça, água morna e um caldo knorr resolve a questão... mas não é a mesma coisa! :) Numa panela, coloque um pouco de azeite, alho, cebola, cenoura partida aos bocados, rama de 1 alho francês, 1 tomate (e outros legumes que tenha no frigorífico). Deixe refogar um pouco, depois cubra-os com água a ferver e deixe cozinhar um pouco. Aí tem o seu caldo de legumes caseiro e delicioso! Se sobrar, guarde num frasquinho e congele. Da próxima vez, já está feito, é só descongelar e usar! Veja como fizemos no risotto de cogumelos: http://sopasamesa.blogspot.com/2015/01/risotto-de-cogumelos-secos.html#ixzz4YZDv3kX2


Ferva o caldo de legumes com o tomilho e coza as ervilhas 3 ou 4 minutos.

Retire as ervilhas da água (guarde a água para usar daqui a pouco no arroz) e coloque metade das ervilhas num copo misturador com as folhas de hortelã e 2 ou 3 colheres de sopa da água da cozedura. Passe a varinha mágica para fazer um puré. Reserve.

Numa panela, coloque um pouco de azeite no fundo e coloque a cebola a "estalar". Depois junte o arroz e deixe fritar o arroz uns 2 ou 3 minutos mexendo frequentemente até ganhar cor.

Tempere com sal e pimenta.

Comece agora a juntar a água da cozedura aos poucos, um copo de cada vez, mexendo, até o arroz absorver quase na totalidade a água. Depois é repetir: água, mexe, espera para o arroz absorver... Feitas as contas, isto deve levar uns 15 minutos (se acabar a água do caldo e o arroz ainda não estiver cozido, junte água normal).

Quando o arroz estiver quase cozido, junte o puré de ervilhas e as ervilhas, e retifique os temperos.

Mesmo no final, junte a manteiga e o queijo ralado para deixar o risotto meeeeeesmo cremoso....

Quando servir, rale um pouco mais de queijo no prato. Delicie-se!


Para fazer as tiras de bacon crocante: 

numa frigideira coloque as tiras de bacon sem as sobrepor.

Agora coloque um pouco de água (sim, não é engano) só até cobrir o fundo (não precisa afogar o bacon).

Leve ao lume e deixe ficar até a água evaporar e ele ficar bem frito. Vire para fritar no outro lado e já está!!

Este "truque" de juntar água é ótimo por várias razões, sendo uma delas não fazer porcaria no fogão, já que não há gordura a saltar para fora da frigideira!











2 comentários:

  1. Cá em casa o risotto vem ganhando cada vez mais fãs.
    No início era só eu que gostava e obrigava o resto da família a embarcar no "risotto adventure", pois não havia mais nada.
    Agora, nem preciso mencionar de que é que é o risotto, pois a palavra por si só, já conquistou todos os comensais.
    Lindo e combinação magnífica esta. Não admira que não tenha sobrado nada...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Não sobrar nada (e isso provocar tanta 'tristeza') é o melhor sinal que pode haver! Acredito que o risotto estivesse fantástico, só o aspeto dele :)

    ResponderEliminar

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas