Massa com cebola caramelizada e queijo feta (do chefe Marc Fosh)



Como serão as refeições dos grandes chefes?! Não estou a falar das que eles preparam nos seus conceituados restaurantes, em que aplicam técnicas dignas que uma disciplina cientifica em laboratório, e com ingredientes que os comuns mortais desconhecem de todo. Estou a falar das receitas que prepararam no conforto do seu lar, em que nem sempre quase nunca há tempo para empratamentos artísticos.

É uma pergunta que me fica a soar na cabeça, cada vez que vejo aqueles pratos requintados nas revistas, batizados com nomes pouco sucintos (aliás eu associo o nome destes pratos, aos nomes compridos das pessoas “de bem” com os apelidos de todas as gerações).

Mas, eis que no passado fim-de-semana não tivemos nem um, nem dois, nem três… mas sim vários pratos destes, dignos de revista, à nossa frente e, não só pudemos degustá-los, como também tivemos oportunidade de entrar na cozinha e ver os segredos de uma cozinha profissional. E não, não estamos embalados pelo dia das mentiras, aqui nesta descrição, só a parte dos segredos é mentira (não divulgaram nenhum… nas mãos deles tudo parecia até bastante fácil e simples).

Eu explico melhor… No passado fim-de-semana tivemos a oportunidade de usufruir de uma experiência gastronómica única no Sheraton Algarve Hotel & Pine Cliffs Resort, onde o conceituado chefe britânico Marc Fosh (1 estrela michelin) elaborou uma ementa especial, para a 4ª edição "Cooking Through Generations".

Os pratos eram verdadeiras obras de arte, em que cada ingrediente era como que uma pincelada de cor naqueles pratos imaculadamente brancos e que em conjunto resultavam numa explosão de sabores, em perfeita harmonia com cada um dos vinhos, especialmente escolhidos para cada um dos pratos.

Fiquei especialmente surpreendida (positivamente, claro) com a sobremesa do chefe Marc Fosh e com o vinho licoroso Horácio Simões. O Sopa marido gostou basicamente muito de tudo!

Foi uma experiência muito gira, sobretudo porque a companhia era muito simpática e, no fundo foi marcada com o melhor que, para nós, esta coisa da boa comida tem: boa conversa e boas gargalhadas em redor de uma ementa cheia de sabores e saberes!

Sabem o que é "Dukkah"? e "Hissopo"? Se quiserem saber mais pormenores acerca dos pratos confeccionados por Marc Fosh (e também pelo chefe executivo do hotel, Osvalde Silva) podem seguir este link. E abaixo está um cheirinho das iguarias que provámos nesse fim-de-semana...

Mas, o Sopas à Mesa ainda não se aventura em experiências gourmet e para provar que os grandes chefes também fazem comida simples (que deve ser a que eles cozinham na lá em casa), aqui fica uma receita do chefe britânico, retirada do site dele, que para além de simples e rápida, é também saborosa. E todos podem experimentar… não tem nada que enganar!



Do início ao fim: 20 minutos
Para 2 pessoas

  • 2 colheres sopa de manteiga
  • 2 colheres sopa azeite
  • 1 cebola roxa grande fatiada finamente
  • 250 gr massa tipo búzio (ou outra, claro)
  • 30 gr queijo feta
  • 15 ou 20 azeitonas pretas sem caroço, picadas
  • queijo parmesão a gosto
  • folhas de manjericão
  • sal e pimenta a gosto


Coza a massa em água abundante de acordo com as instruções da embalagem.
Entretanto, aqueça a manteiga e azeite numa frigideira grande (no final juntará a massa) e junte a cebola.

Envolva a cebola no azeite e manteiga e deixe cozinhar em lume brando, o tempo suficiente para amolecer e começar a ganhar cor (caramelizar). Não ponha o lume muito forte pois a cebola irá queimar muito depressa e não vai caramelizar como se pretende.

Quando a massa estiver cozida, escorra a água e junte à frigideira. Junte também o queijo feta esfarelado com as mãos e as azeitonas. Envolva tudo e tempere com sal e pimenta a gosto.
No final, acrescente as folhas de manjericão (como só tínhamos salsa... foi o que se utilizou!) e sirva.
No prato, coloque umas lascas de queijo parmesão. Simples e eficaz! ;)





5 comentários:

  1. Huummmm...faz lembrar assim uma bela saladinha fresca, bem primaveril! Que maravilha :)
    E essa experiência deve ter sido fantástica :)
    Beijinhos e bom fim de semana *
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Que refeição simples e maravilhosa, cheia de sabor!
    A experiência gastronómica deve ter sido fabulosa.
    beijinhos
    aromas-com-amor.blogspot.com

    ResponderEliminar

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas