Massa com cebola caramelizada e queijo feta (do chefe Marc Fosh)
É uma pergunta que me fica a soar na cabeça, cada vez que vejo aqueles pratos requintados nas revistas, batizados com nomes pouco sucintos (aliás eu associo o nome destes pratos, aos nomes compridos das pessoas “de bem” com os apelidos de todas as gerações).
Mas, eis que no passado fim-de-semana não tivemos nem um, nem dois, nem três… mas sim vários pratos destes, dignos de revista, à nossa frente e, não só pudemos degustá-los, como também tivemos oportunidade de entrar na cozinha e ver os segredos de uma cozinha profissional. E não, não estamos embalados pelo dia das mentiras, aqui nesta descrição, só a parte dos segredos é mentira (não divulgaram nenhum… nas mãos deles tudo parecia até bastante fácil e simples).
Eu explico melhor… No passado fim-de-semana tivemos a oportunidade de usufruir de uma experiência gastronómica única no Sheraton Algarve Hotel & Pine Cliffs Resort, onde o conceituado chefe britânico Marc Fosh (1 estrela michelin) elaborou uma ementa especial, para a 4ª edição "Cooking Through Generations".
Os pratos eram verdadeiras obras de arte, em que cada ingrediente era como que uma pincelada de cor naqueles pratos imaculadamente brancos e que em conjunto resultavam numa explosão de sabores, em perfeita harmonia com cada um dos vinhos, especialmente escolhidos para cada um dos pratos.
Fiquei especialmente surpreendida (positivamente, claro) com a sobremesa do chefe Marc Fosh e com o vinho licoroso Horácio Simões. O Sopa marido gostou basicamente muito de tudo!
Foi uma experiência muito gira, sobretudo porque a companhia era muito simpática e, no fundo foi marcada com o melhor que, para nós, esta coisa da boa comida tem: boa conversa e boas gargalhadas em redor de uma ementa cheia de sabores e saberes!
Sabem o que é "Dukkah"? e "Hissopo"? Se quiserem saber mais pormenores acerca dos pratos confeccionados por Marc Fosh (e também pelo chefe executivo do hotel, Osvalde Silva) podem seguir este link. E abaixo está um cheirinho das iguarias que provámos nesse fim-de-semana...
Mas, o Sopas à Mesa ainda não se aventura em experiências gourmet e para provar que os grandes chefes também fazem comida simples (que deve ser a que eles cozinham na lá em casa), aqui fica uma receita do chefe britânico, retirada do site dele, que para além de simples e rápida, é também saborosa. E todos podem experimentar… não tem nada que enganar!
Do início ao fim: 20 minutos
Para 2 pessoas
- 2 colheres sopa de manteiga
- 2 colheres sopa azeite
- 1 cebola roxa grande fatiada finamente
- 250 gr massa tipo búzio (ou outra, claro)
- 30 gr queijo feta
- 15 ou 20 azeitonas pretas sem caroço, picadas
- queijo parmesão a gosto
- folhas de manjericão
- sal e pimenta a gosto
Coza a massa em água abundante de acordo com as instruções da embalagem.
Entretanto, aqueça a manteiga e azeite numa frigideira grande (no final juntará a massa) e junte a cebola.
Envolva a cebola no azeite e manteiga e deixe cozinhar em lume brando, o tempo suficiente para amolecer e começar a ganhar cor (caramelizar). Não ponha o lume muito forte pois a cebola irá queimar muito depressa e não vai caramelizar como se pretende.
Quando a massa estiver cozida, escorra a água e junte à frigideira. Junte também o queijo feta esfarelado com as mãos e as azeitonas. Envolva tudo e tempere com sal e pimenta a gosto.
No final, acrescente as folhas de manjericão (como só tínhamos salsa... foi o que se utilizou!) e sirva.
No prato, coloque umas lascas de queijo parmesão. Simples e eficaz! ;)
Subscrever:
Enviar feedback
(Atom)
Pesquisar
Categorias
Outras Soparias...
Arquivo
- março (2)
- fevereiro (7)
- janeiro (7)
- julho (1)
- junho (3)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (8)
- agosto (1)
- maio (1)
- abril (1)
- março (4)
- fevereiro (5)
- janeiro (10)
- dezembro (5)
- setembro (1)
- abril (4)
- março (4)
- fevereiro (4)
- janeiro (11)
- dezembro (2)
- novembro (11)
- outubro (3)
- setembro (2)
- agosto (3)
- julho (8)
- junho (14)
- maio (15)
- abril (17)
- março (4)
As mais vistas...
Com tecnologia do Blogger.
Que delícia!
ResponderEliminarUma bela refeição!
ResponderEliminarHuummmm...faz lembrar assim uma bela saladinha fresca, bem primaveril! Que maravilha :)
ResponderEliminarE essa experiência deve ter sido fantástica :)
Beijinhos e bom fim de semana *
Vânia
Que refeição simples e maravilhosa, cheia de sabor!
ResponderEliminarA experiência gastronómica deve ter sido fabulosa.
beijinhos
aromas-com-amor.blogspot.com
Tem um aspecto delicioso.
ResponderEliminar