Camarões salteados com sementes de coentros


Andámos à procura das sementes de coentros junto às especiarias, porque as queríamos para cozinhar, bloqueámos os nossos pensamentos na questão gastronómica e não encontrávamos as ditas sementes.
Mas, os nossos queridos amigos do facebook responderam ao nosso pedido de ajuda e lá nos elucidaram "então, as sementes de coentros encontram-se na secção de jardinagem e sementes nas grandes superfícies"! Pois claro que sim... e nós que até já semeámos coentros cá em casa, não nos lembrámos logo disso! - DUH! :-)
Pois bem, as sementes de coentros podem também ser utilizadas para cozinhar saborosos pratos com um toque mais exótico. Estes grãos têm um sabor perfumado que nos lembra a casca de citrinos e salva, para além de emprestar uma textura diferente ao prato.
Desta vez, juntámo-las num prato de camarão e gostámos bastante. Na próxima vez, vamos ver como combinam com  a carne. Estou convencida que combinarão na perfeição.
E vocês, já utilizaram sementes de coentros nas vossas receitas?


1kg de camarão médio || 2 colheres de sobremesa de sementes de coentros || sumo de 1 lima || 1 colher de sopa de manteiga || azeite, sal e pimenta e q.b. || 1 colher chá açafrão (para o acompanhamento)

Descongele um pouco os camarões e descasque-os (se os descascar antes de descongelarem por completo, é mais fácil). Reserve as cabeças.
Tempere o camarão com sal, sumo de lima e pimenta.
Numa frigideira anti-aderente coloque um fio de azeite e salteie as cabeças do camarão, esmagando-as ligeiramente.
Retire as cabeças dos camarões (já não vai precisar delas) e acrescente mais um pouco de azeite e a manteiga.
Coloque uma colher das sementes de coentros. Saltei-as um pouco e adicione os camarões. Depois dos camarões estarem coradinhos, adicione a outra colher de sementes, mas desta vez esmague-as antes no almofariz.
Adicione o liquido do tempero do camarões e deixe ferver ligeiramente.
Prove, rectifique os temperos e adicione a salsa bem picadinha.  
Acompanhe com arroz. Nós demos cor ao arroz, juntando duas colheres de açafrão durante a cozedura do arroz. Ficou muito bom!







4 comentários:

  1. Muito prazer em conhecer-te :)
    Já estive a espreitar e gostei muito das tuas sugestões.

    Grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! vai passando por aqui (e pelo facebook) e deixando a tua opinião!

      Eliminar
  2. Fiquei encantado com o seu blog...e so verdadeiras maravilhas. Este prato com camaroes ficou fabuloso, eu adoro sementes de coentros e costumo usa-las em muitas iguarias indianas. Pelos seus textos e receitas da-me a atender que talvez seja do Algarve, sera?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade! somos do Algarve! Obrigado pelo comentário simpático. E que tal partilhar umas das suas receitas indianas com as sementes de coentros? ;)

      Eliminar

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas