Arroz Doce


Quase todos temos um prato, ou uma sobremesa, que nos é especialmente predilecto por ser feito por umas mãos que nos são mais queridas e daí surgem as tais frases “eu gosto especialmente da sopa da minha mãe” ou “só como o cozido feito pela da minha sogra” ou ainda “ah, o arroz doce da tia é que me leva ao céu!”...
Sim, para mim também há pratos que se tornam mais especiais e mais saborosos se forem feitos por algumas pessoas. No fundo, acho que está essencialmente relacionado com a pitada de amor com que conseguem temperar as suas receitas.
O meu arroz doce também já anda na boca de alguns amigos como sendo o seu favorito. Sim, e eu fico toda vaidosa, porque sinto que aqueles baguinhos de arroz transportam o carinho que dedico nesta sobremesa, que já é a preferida de pessoas que me são especialmente queridas. E atrevo-me a dizer que a minha querida mãe e o meu querido sogro são os fãs número 1 do meu arroz doce! :-)
Qual é o segredo do meu arroz doce?
Uma raspa de limão junto aos ovos e o carinho com que giro a colher de pau no tacho, a envolver o arroz! :-)

1 chávena de chá de arroz carolino | 1 litro de leite | 200gr de açúcar | casca de 1 limão grande | raspa de 1 limão médio | 5 gemas de ovo | 1 pau de canela

Ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela.

Ferver um pouco de água (cerca de 2 chávenas da medida do arroz) com uma pitada de sal.

Quando estiver a ferver, adicione o arroz e deixe cozinhar um pouco (às vezes é necessário adicionar mais um pouco de água).

Quando o bago estiver quase cozinhado, adicione o leite fervido e junte o açúçar. Deixe ferver mais um pouco.

Bater as gemas de ovo com a raspa de limão e adicione um pouco do leite da cozedura do arroz (para os ovos ficarem mais ou menos à mesma temperatura do arroz).

Prove o arroz e quando estiver quase no ponto de cozedura (nós não gostamos de demasiado cozido) adicione os ovos e vá mexendo muito bem e com muito carinho até engrossar um pouco e ficar bem cremoso. Quando estiver no ponto, coloque numa travessa e polvilhe generosamente com canela.

Dica:
Não jogue fora as claras. Congele-as e mais tarde poderá utilizá-las para outras gulodices (por exemplo: farófias, pavlova, suspiros...)










0 comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas