Espetadinhas de frango marinado com ananás e arroz de coco


O mérito desta receita é toda dele que, neste dia decidiu o que jantaríamos  e preparou a refeição. Eu só dei algumas dicas! :-)
Quando estávamos a degustar esta refeição, lembrámo-nos de uma amiga que está longe… longe da vista, mas sempre no nosso coração.
Lembrámo-nos da G., porque a primeira vez que comemos arroz de coco como acompanhamento numa refeição, foi ela que cozinhou (numa receita aprendida com uma amiga malaia).
E é engraçado, lembrar-me desta amiga de longa data, que me conhece como poucas pessoas, que se lembra certamente de eu não saber estrelar um ovo sequer, nem de ter qualquer dote especial, nem interesse, para a cozinha!
Como as coisas mudam: hoje é na cozinha onde me sinto melhor, é a cozinhar que esqueço as coisas menos boas e me recordo de bons momentos vividos, é naquele espaço e naqueles momentos de alquimia gastronómica que me sinto mais eu!
Lembrei-me de ti G., e dos nossos estudos na tua cozinha… e quando preparavas os lanches (só tu cozinhavas nessa altura!) e como riamos (às vezes também havia lágrimas) e pensei “como gostava que pudesses estar na nossa cozinha mais vezes”.



4 peitos de frango | 1 lata de ananás | molho de soja | 60 gr. açúcar amarelo | sementes de sésamo

Num tachinho misture o sumo de ananás, o açucar amarelo e o molho de soja.

Leve a lume médio, misturando bem, até levantar fervura.

Reserve.

Entretanto, corte os peitos de frangos em tiras não muito grossas, mas que consiga depois colocar no espeto.

Coloque as tiras de frango num recipiente, tempere com umas pedras de sal e um pouco de pimenta e cubra com a marinada de ananás.

Cubra e leve ao frio pelo menos 30 minutos (estas ficaram umas duas horas)

Na altura de fazer, coloque as tiras de frango nos espetos e salpique cada uma com sementes de sésamo.

Aqueça o grelhador, borrife-as com azeite e grelhe até estar no ponto desejado (normalmente, cerca de 5 minutos de cada lado, dependendo da potência do grelhador elétrico).

Grelhe também umas fatias de ananás para juntar ao frango.



O acompanhamento: Arroz de Coco
250 gr. Arroz Basmati | 1 lata/frasco de leite de coco | 2 dentes de alho | 1 colher sopa de açúcar amarelo | azeite


Comece por aquecer 500 ml de água e misture com o leite de coco quase todo (guarde um pouco para juntar ao arroz no final)

Cubra o fundo de um tacho com azeite e junte o açúcar e os dentes de alho esmagados.

Quando estiver bem misturado e o alho estiver dourado, junte o arroz.

Em lume médio, mexa bem de forma a envolver o arroz na mistura do azeite e açúcar.

Quando o arroz ganhar cor, junte a mistura de água quente e leite de coco (é importante que a água esteja quente para não baixar a temperatura e parar a cozedura)

Tempere com sal e pimenta e deixe cozer, mexendo de vez em quando.

Certifique-se que coze com água abundante para o arroz ficar "soltinho". Durante a cozedura, se o arroz ficar sem água, acrescente-a sempre quente.

Quando estiver cozido, escorra o arroz num passador e passe-o rapidamente por água fria da torneira. Isto retira a "goma" do arroz e pára a cozedura, o que ajuda a não ficar "empapado". Por fim, junte o "restinho" do leite de coco ao arroz.

Se desejar, pode juntar agora um pouco de ananás picadinho e umas folhas de manjericão picadas que também ficam muito bem!





0 comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas