Pão achatado com ricotta, tomilho e limão


Cá em casa vemos programas sobre comida, como quem vê novelas ou outras séries “holiodescas”!

Gostamos de tirar ideias para a nossa comida do dia-a-dia. Sim, tudo o que aqui partilhamos são pratos das nossas refeições diárias. Não são ensaios para o blog.

Na maioria das vezes nem anotamos a receita ou os ingredientes... ficam as ideias cá dentro para um dia experimentarmos alguma coisa parecida.

Eu gosto mais de experimentar aquilo que já sei à partida que vamos gostar e arrisco pouco nos sabores novos. Ele é muito mais aventureiro. Às vezes não acertamos no nosso paladar, outras vezes descobrimos receitas novas que são para repetir.

É o caso desta receita, cuja ideia foi tirada de um dos programas do Gordon Ramsay.

Este prato pode servir de entrada ou de petisco para aconchegar uma refeição, depois de uma sopinha.



um alho francês | uma ou duas colheres de sopa de margarina | um pouco de azeite | 250g farinha | sal & pimenta | 200g queijo ricotta | folhas de tomilho fresco | raspa de meio limão


Corte o alho francês em meias luas fininhas e aloure-o numa frigideira com a margarina e o azeite. Tempere-o a gosto com sal e pimenta e deixe cozinhar uns 3 minutinhos em lume médio para não queimar, até ficar dourado e mole. Reserve.

Misture (é hora de sujar as mãos!) agora a farinha com uma colher de sopa de azeite, sal e pimenta a gosto, o alho francês e cerca de 100 ml. de água morna.

Amasse 2 ou 3 minutos até conseguir formar uma bola sem se colar muito às mãos (a massa deve estar suave e elástica). Se a massa estiver muito "pegajosa", junte um pouco mais de farinha, mas cuidado para não a deixar demasiado seca.

Cubra-a com um pano ou enrole-a em película aderente e deixe repousar 20 minutos.

Depois da massa repousar, amasse-a em forma de salame e divida-a em 4 fatias.

Com o rolo, estenda cada fatia em círculo (ou outra forma qualquer!) com cerca de 2 ou 3 milímetros de espessura.
Aqueça uma frigideira antiaderente, e sem deitar qualquer gordura, coloque a massa estendida em lume médio por 1 ou 2 minutos de cada lado, até começar a levantar bolhas e ficar dourado.

Sirva com a mistura de queijo ricotta, raspa de limão e folhas de tomilho fresco, salpicado com sal e pimenta a gosto. Pode também acompanhar com tomate fresco com sal.




2 comentários:

  1. Onde é que entra o alho francês? :)

    ResponderEliminar
  2. O alho francês é alourado na frigideira e depois é misturado com a farinha. O pão achatado tem misturado o refogado do alho francês.
    Ficamos à espera de saber do resultado... :)

    ResponderEliminar

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas