Frango panado no forno com parmesão


Quando os nossos filhos chegam a casa depois de um dia de escola a primeira pergunta que se ouve é “o que é hoje o jantar?”
E, claro, as nossas respostas podem originar variadíssimas reações: desde um grande “iupii”, ao “ohhh”, passando por um encolher de ombros desiludido com “oh, comi isso na escola hoje” ou ainda “e o resto?” se por acaso a preguiça nos arriscar a dizer que o nosso jantar será sopa e fruta (sim, às vezes também acontece).
A certeza é: qualquer prato de frango merece sempre um “iupiii” e um grande sorriso dos pequenos. A dificuldade muitas vezes é ser original com pratos de frango e não cair na monotonia do mesmo frango de sempre.
A nossa sugestão de hoje é frango panado com queijo parmesão, cozinhado no forno para ser mais saudável, e merece o destaque da ajuda do filho mais velho que se divertiu na cozinha com o pai, num momento de homens entre tachos e eu, longe da cozinha, sorria ao ouvir as gargalhadas deles enquanto os aromas do repasto se apuravam e o cheirinho das ervas aromáticas invadia a casa. Acompanhem com uns espargos no forno e façam a nossa maionese de alho sem ovo e aí têm uma bela refeição!

Do início ao fim: 30 minutos

  • 1 frango sem pele cortado aos bocadinhos pequenos
  • 1 dente de alho picado
  • 100 gr. manteiga derretida
  • 100 gr. de migalhas de pão duro/seco
  • 50 gr. queijo parmesão ralado
  • salsa picada qb
  • 3 colheres sopa de alho em pó
  • sal e pimenta qb
  • especiarias e/ou ervas a gosto (alecrim, tomilho, etc...) - há umas misturas de especiarias para aves, já feitas, que servem muito bem!
  • Para acompanhar: um molho de espargos verdes, azeite e um pouco de vinagre balsâmico

Aqueça o forno a 220º e seque bem os bocados de frango com um pano, para ficarem bem estaladiços.

Numa taça, derreta a manteiga e misture o alho picado. Reserve.

Noutra taça ou num prato fundo, misture as migalhas de pão (passe umas fatias de pão duro/seco cortadas aos bocados num robot de cozinha), o queijo, o alho em pó, a salsa, sal, pimenta e outras ervas e especiarias a gosto.

Agora, mergulhe os pedaços de frango na mistura de manteiga com alho, e depois leve-os à mistura seca, de modo a envolver muito bem o frango na mistura de queijo.


Vá colocando os pedaços num tabuleiro, aproveite o resto da mistura de manteiga com alho para regar o frango, e leve ao forno uns 15 minutos, até estar bem tostadinho.




Pode fazer um acompanhamento simples e rápido, com um molho de espargos verdes num tabuleiro com um pouco de azeite no fundo, depois salpique umas gotas de vinagre balsâmico e umas pedras de sal. Leve ao forno uns minutos até estar ao seu gosto. 
Pode ainda fazer uma maionese de alho sem ovo, como já mostrámos aqui








0 comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas