Pizza integral caseira


Cá em casa gostamos muito de pizza. Os miúdos, depois de um período em que não apreciavam esta iguaria, agora já gostam e pedem para ajudar a fazer.
Os sopinhas são muito fieis aos recheios com fiambre, queijo e chouriça, mas os pais gostam de experimentar novos ingredientes e de juntar legumes (ficamos "convencidos" que é uma pizza bem mais saudável! :-)).
Com a alimentação mais saudável que seguimos cá em casa, nos últimos 2 meses, habituámo-nos às massas, arroz e farinhas integrais. A verdade é que são igualmente saborosas e muito mais saudáveis, portanto, não há por que não manter este hábito.
Por isso mesmo, experimentámos fazer uma pizza utilizando farinha integral e cumprir a nossa promessa feita aqui, de partilharmos uma receita de uma pizza totalmente caseira. A sêmola de milho, apesar de não ser obrigatória, dá-lhe um toque mais rústico e uma crosta crocante, para além de um sabor diferente!
Vá lá, liguem o forno, que agora com o frio ajuda a aquecer a casa, ponham mãos na massa, peçam ajuda à pequenada, e aventurem-se numa pizza caseira. O recheio poderá ser aquele que mais gostarem. Nós gostámos desta com  salame com pimenta, espinafres, pimentos e tomate.
E acompanhámos com um copo de vinho tinto.
Ainda não estão convencidos? :-)


Do início ao fim: 60 minutos
Para duas pizzas grandes 25cm x 35cm (alimenta 4 pessoas)

  • 400 gr. farinha integral
  • 100 gr. sêmola de milho (pode usar só farinha normal: nesse caso use 500 gr)
  • 1/2 colher de chá de sal fino
  • 7 gr. fermento padeiro seco (usámos um vendido em saquetas)
  • 1/2 colher sopa açúcar amarelo
  • 2 colheres sopa azeite
  • 325 ml. água morna

Para a massa:
Numa tigela grande misture as farinhas e o sal. Faça um buraco no meio.
Noutro recipiente, misture a água morna (não pode estar demasiado quente para não "matar" o fermento), o azeite, o fermento e o açúcar. Deixe repousar uns 5 minutos.
Deite esta mistura de água aos poucos no buraco que fez na farinha e vá mexendo com um garfo do centro para fora.
Quando começar a ficar tudo misturado, é altura de sujar as mãos!: enfarinhe-as e amasse a massa numa bancada enfarinhada até obter uma massa elástica e macia.
Faça uma bola com a massa e coloque-a na tigela, salpicada de farinha, e coberta por um pano. Coloque-a num local quente cerca de 1 hora ou até crescer para o dobro do seu tamanho. (se quiser fazer um pouco de batota para ser mais rápido, ligue antecipadamente o forno no mínimo (cerca de 30 graus) e coloque a tigela lá dentro).

Depois é só colocar a bola de massa na bancada, bater um pouco com as mãos para retirar o ar de dentro. Divida a massa em tantos bocados quantas as pizzas que quer fazer e estique-as com um rolo até estar o mais fina possível. Como por vezes é difícil esticar a massa na bancada e depois transportá-la para o tabuleiro sem se partir, costumamos colocá-la logo no tabuleiro do forno e depois com as mãos vamos empurrando a massa do centro para fora, moldando-a aos poucos à forma que queremos (circular, rectangular, etc...) No final, para alisar, utilize a parte de trás de uma colher para a tornar mais lisa e fina antes de colocar os recheios.
Pode fazer a massa antecipadamente: nesse caso enrole-a em película aderente no frigorífico, depois de lhe retirar o ar. Pode até congelá-la!

Para o recheio:
(ingredientes distribuídos a olho, sem qualquer precisão de quantidades)

  • calda de tomate (*)
  • espinafres frescos (ligeiramente salteados num fio de azeite com uma pitada de sal e alho moído)
  • cebola cortada finamente em meias-luas
  • pimento vermelho cortado em tiras
  • fatias de salame com pimenta
  • tomate cortado às rodelas (nós tirámos a pele)
  • queijo mozarela fresco
  • oregãos


Colocar no forno a 180º, apenas o tabuleiro com a massa, durante cerca de 5/10 minutos para dar uma primeira cozedura à massa.

Depois colocar a calda de tomate sobre a massa e finalmente é só distribuir a gosto, os ingredientes escolhidos para o recheio.

Leve ao forno aproximadamente 10/15 minutos (convém ir verificando e se o recheio estiver a ficar coradinho e a massa ainda não estiver cozida, coloque uma folha de papel de alumínio sobre a piza).

(*) Quando estávamos prontos para fazer a pizza, verificámos que não tínhamos calda de tomate. Mas não desistimos que nós somos muito fiéis aos nossos apetites gastronómicos. Aproveitei uma lata de tomate pelado que tinha da dispensa, juntei um pouco de cebola, alho, sal, pimenta, folhas de manjericão da nossa "horta" e um fio de azeite. Triturei tudo com a varinha mágica e ficou pronto para colocar sobre a massa da pizza.



0 comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas