Bolinhas de farinheira com azeitonas e maionese de framboesa


Este petisco é de simples preparação e junta os ingredientes tradicionais com o sabor mais arriscado das framboesas no molho que as acompanha, como que um jogo de sabores imprevisíveis em que o salgado das bolinhas rola no adocicado da maionese.

- Mãe, quero mais uma bolinha, mais uma bolinha! (e os pequenos levaram as bolinhas quase todas...)


Bolinhas:

1 farinheira (ou alheira) | azeitonas cortadas aos bocadinhos | pão ralado com ervas


Retire a pele à farinheira e desfaça-a para uma tijela.

Junte as azeitonas e misture tudo com as mãos.

Se a farinheira estiver muito seca e não conseguir obter uma pasta homogénea, junte um pouco de clara de ovo ou um pouco de natas para conseguir ligar tudo, caso contrário quando for ao forno podem abrir.

Faça bolinhas com a pasta e passe-as no pão ralado.

Coloque num tabuleiro e leve ao forno cerca de 8-10 minutos (se preferir também as pode fritar, mas assim é mais saudável...) ou até ficarem estaladiças por fora (o tempo depende do tamanho das bolinhas: convém ir acompanhando o processo para não ficarem demasiado secas).




Maionese:
1 medida de leite (pode ser qualquer tipo de leite, mas quanto mais gordo for o leite, mais espessa fica a maionese) | 3 medidas de óleo | 6 Framboesas | vinagre de framboesa


Misture uma medida de leite (usámos um terço de uma chávena de chá) com as framboesas e triture com a varinha mágica.

Passe o creme resultante por um coador (tem que ajudar o creme a passar pelo coador com uma colher para ser mais rápido) para não ficar com as grainhas.

Junte agora 3 medidas de óleo (usámos uma chávena de chá) a esse creme num copo misturador e "bata" com a varinha mágica. A mistura começa a espessar. Se quiser uma maionese mais consistente, acrescente mais um fio de óleo ao mesmo tempo que bate com a varinha mágica, até ficar no ponto desejado. No final, tempere com um pouco de sal, pimenta e vinagre de framboesa (uma colher de chá é suficiente pois este vinagre é muito ativo).

Esta receita serve também para fazer maionese "normal", basta retirar as framboesas e temperar a gosto (vinagre de vinho, mostarda, ervas aromáticas, alho, etc...)

Depois é só servir e cada um molha as bolinhas na maionese como quiser!




0 comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas