Pêras com mel, nozes e canela


Para uma sobremesa moderadamente saudável e rápida, basta juntar às pêras um pouco de canela para enriquecer o sabor, nozes para textura e mel para adoçar!
Os pequenos não são fãs destas coisas (sim, queixam-se que não são sobremesas) mas os grandes gostam e ficam com a consciência um pouco menos pesada, convencendo-se que estão a comer fruta! :)
Para arriscar um pouco nos sabores, esmague uma vagem de cardamomo e polvilhe nas pêras - não ponha demasiado, pois o seu sabor intenso por estragar-lhe a sobremesa.


Caril de Frango com Maçã

Caril?!? Arghh!! Horrível!...
era assim que, há alguns anos atrás, reagíamos ao cheiro desta especiaria. Podíamos estar a comer uma fantástica carne grelhada ou um prato de marisco; não interessava: se alguém tivesse o desplante de comer ao nosso lado um caril do-que-quer-que-fosse, a refeição estava estragada só com o cheiro e essa pessoa era silenciosamente amaldiçoada por nos fazer aquela desfaçatez.
Hoje, (vá-se lá saber porquê) gostamos cada vez mais de caril, seja de carne, peixe, marisco ou legumes... Desta vez experimentámos usar as pernas de frango em vez dos "cubos" de frango. Leva um pouco mais tempo a cozinhar, mas também nos parece que fica mais saboroso. Juntámos também maçã aos cubos em vez do tradicional ananás, e a "coisa" funcionou na perfeição!


"O" Bolo de Limão



Um dia experimentámos esta receita de bolo de limão e lá por casa todos gostámos muito. Reforço que o gostar muito significa “o bolo desapareceu num instante”!
Mas, por azar perdemos a receita e não me conseguia recordar onde me tinha inspirado.
E lá por casa, os pedidos eram muitos:
- Mãe, faz aquele bolo de limão que sabe mesmo a limão e que fica estaladiço em cima.
E nós fizemos várias receitas de bolo de limão, mas…
- Não é este mãe!
- Este é bom, mas não é este o tal.
- Mãe, quando fazes o outro?
E eu era uma mãe “desesperada” em busca d“o” bolo de limão. E reencontrei a receita no mesmo sítio!
Se gostam do sabor e aroma do limão e se não resistem a um bolo fofinho, mas com uma leve crosta no topo do bolo, experimentem esta receita! Da nossa parte, esperamos nunca mais perder tal preciosidade! J

Boa semana!

Massa com cogumelos, espargos e pinhões

Para além de raramente nos desiludirem, os pratos de massa são sempre saborosos e aconchegantes. Desta vez usámos uma massa vinda diretamente de Itália (Uau! :-)), ela própria de cogumelos. Juntámos - adivinhem: cogumelos -, espargos e uns pinhões torrados no final. De-li-ci-o-sa!
Bem se pode dizer que é um rico prato, não só pelo sabor, mas também pelo preço dos espargos e dos pinhões... :), mas vale bem a pena! Fica a receita e um souvenir fotográfico de uma Itália recôndita, longe da "turismite" exacerbada de outras paragens.


Pastéis de Peixe com lima, gengibre e batata doce


Não ao desperdício é um dos lemas cá em casa! Portanto, vamos aproveitado restos e “restinhos” de comida de algumas refeições.
Os restos de peixe parecem ser mais difíceis de reaproveitar. Não concordam connosco?
Desta vez aproveitámos umas polpinhas de uns robalos grelhados do almoço e ao jantar tivemos uns deliciosos pastéis de peixe, com um tempero mais exótico.

E ficaram com um ótimo especto… para além de que não sobrou nem um para contar história!



Tiras de frango crocante com molho de limão - Bom Carnaval!


 Os estrangeirismos invadem-nos cada vez mais. Na cozinha, também! A "finger food", ou comida-para-comer-com-as-mãos, para além de prática, pode ser também deliciosa! É o caso destas tiras de frango deliciosamente crocantes que, se lhes juntarmos umas malaguetas para dar um toque picante, ficam mesmo gulosas. Sirva como prato principal acompanhadas de um simples arroz branco ou sirva como snack, petisco ou entrada (o que lhe quiser chamar)... Ah! e este molho de limão de textura gelatinosa adocicado com o travo do moscatel, é tão bom para lamber os dedos...

Sopa de Frango Tailandês com Leite de Côco, Gengibre e Erva-Príncipe



Cá em casa gosta-se de ver programas de culinária. Até os pequenos já se entretêm a ver o "prato do dia"! Dos vários programas que se "papam", o masterchef austrália é obrigatório, e uma das sensações que provoca é "um dia temos que experimentar aquilo...". A cozinha asiática é muito explorada por lá, e por cá fica-se com a curiosidade... Vai daí, pesquisa daqui, procura dali, inventou-se esta receita que tem por base  o prato tailandês "Tom Kha Gai", acrescentando uma coisa aqui e substituindo outra ali... O resultado é surpreendentemente bom - para quem gosta de sabores mais exóticos, claro! - e é simples e rápido de fazer. Uma sopa quentinha para este inverno pouco rigoroso, mas que ainda assim pede um prato aconchegante que ajude a aquecer a alma... Experimentem e não se vão arrepender!



Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas