Bolo de Abóbora com Especiarias e Laranja


Já falei dele aquiJ E o meu “ele” fez 38 aninhos comemorados com um bolo cheio de sabores quentes, com especiarias a “apimentar” a novidade de um bolo coberto de pevides de abóbora caramelizadas e adocicado com um creme de queijo e raspa de laranja.
O bolo estava delicioso e assim que chegou à mesa arrancou um “ah, que bolo bonito e diferente”. E sim, é um bolo de aromas diferentes, doce q.b. sem ser enjoativo embora a presença do creme assuste as dietas!
Com o fim-de-semana à porta, comprem os ingredientes e experimentem este bolo que agradou até as bocas mais exigentes em matéria de doces!
Para o meu “ele”, votos de mais um ano de vida doce q.b, apimentada a gosto e regada de muitos momentos saboroso, comigo sempre por perto, claro!

Hamburguer de Feijão e Grão


Para o dia sem carne (nem peixe) temos esta sugestão de uns “hambúrgueres” de leguminosas, servidos com legumes numas tortilhas mexicanas, de comer com as mãos e lamber os dedos, ao melhor estilo despretensioso de Jamie Oliver (que praticamente copiamos nesta receita).

Temos um amigo que quando vê as nossas receitas sem a proteína animal pergunta indignado “e a carne onde está?” :)

Cá por casa gostamos de comer de um pouco tudo e acreditamos que uma alimentação saudável e equilibrada está mesmo na variedade que se põe diariamente no prato e umas refeições vegetarianas também fazem parte da nossa mesa... e esta receita será mesmo para repetir.

Não tenham receio de provar sabores diferentes!

Amêndoas torradas com sal e alecrim

Ok, não estamos aqui a falar de um prato digno de Heston Blumenthal... Mas quem consegue comer uma amêndoa torrada e parar logo de seguida? Pois bem, estas amêndoas, para além de serem torradas com pele, são torradas com um pouco de azeite, umas pedras de sal e aromatizadas com umas folhas de alecrim picadinhas. Vão ao forno uns 10 ou 15 minutos, deixam-se arrefecer (se as comerem ainda quentes, estão moles) e saboreiam-se. O salgado é ótimo e o perfume do alecrim é um toque diferente que nós gostamos muito. Guardam-se num frasquinho e tenta-se não comê-las todas de uma vez! Experimentem...


Frango panado no forno com parmesão


Quando os nossos filhos chegam a casa depois de um dia de escola a primeira pergunta que se ouve é “o que é hoje o jantar?”
E, claro, as nossas respostas podem originar variadíssimas reações: desde um grande “iupii”, ao “ohhh”, passando por um encolher de ombros desiludido com “oh, comi isso na escola hoje” ou ainda “e o resto?” se por acaso a preguiça nos arriscar a dizer que o nosso jantar será sopa e fruta (sim, às vezes também acontece).
A certeza é: qualquer prato de frango merece sempre um “iupiii” e um grande sorriso dos pequenos. A dificuldade muitas vezes é ser original com pratos de frango e não cair na monotonia do mesmo frango de sempre.
A nossa sugestão de hoje é frango panado com queijo parmesão, cozinhado no forno para ser mais saudável, e merece o destaque da ajuda do filho mais velho que se divertiu na cozinha com o pai, num momento de homens entre tachos e eu, longe da cozinha, sorria ao ouvir as gargalhadas deles enquanto os aromas do repasto se apuravam e o cheirinho das ervas aromáticas invadia a casa. Acompanhem com uns espargos no forno e façam a nossa maionese de alho sem ovo e aí têm uma bela refeição!

As broas da Conceição


Que no norte se come bem já todos sabem; que no norte mulher se escreve com H grande, também não é novidade! Pois esta receita vem de uma mulher do norte, boa cozinheira - pelo menos no que aos doces diz respeito (que foi o que já provámos!)  - e de voz afinada.
Chamam-lhes broas, mas podiam ser apenas um pãozinho doce com erva-doce e canela. Junte-se um belo copo de medronho e aqui está uma receita fácil, de comer e chorar por mais. E estas até levam batata! Quem diria? Que delícia!


Risotto de Cogumelos Secos


Cá por casa já não podemos dizer que nunca nos sai nada na rifa! Isto, porque este Natal fomos premiados com um belíssimo cabaz de Natal sorteado pelo restaurante “Portas de São Pedro”. Já agora, se nunca passaram por lá, garantimos que estão a perder um simpático espaço de saborosos petiscos.
Aproveitámos a embalagem de cogumelos secos do cabaz para fazer um risoto de cogumelos bem cremoso, muito quentinho… de comer e chorar por mais!

Couve Flor Salteada


A nossa sugestão de hoje é muito saudável: couve-flor "al-dente" picante, que é um óptimo acompanhamento para pratos de carne ou de peixe. Quem não gosta de picante pode também aproveitar esta receita, basta não usar a malagueta.
Ah... e nada de torcer o nariz a legumes cozidos, porque esta couve-flor fica muito saborosa, para além do seu aspecto apetitoso, e é muito simples de fazer. Nós acompanhámos o Frango Filipino com ela, e ficou delicioso!

Bolo de Mascarpone


Depois das festividades natalícias, começamos sempre o ano a dizer (e é uma coisa geral) que com o início do ano temos que começar as dietas e o exercício físico. 
Reconhecem esta promessa de início de ano que normalmente em Março já não passa de uma resolução de ano novo mais do que perdida?
Pois cá em casa também é assim. E hoje já nos apeteceu fazer um bolinho, porque o muito frio faz apetecer ligar o forno e beber um chá quentinho com uma bela fatia de bolo a aquecer a alma.
Resta-nos o consolo deste bolo ser pouco calórico e pouco doce. Mas... é delicioso e bem fofinho!
Se resistirem, não o façam para não quebrar a dieta! :-)



Frango Filipino

Diz quem sabe que este é um prato das Filipinas. Por nós, pode bem ser de qualquer lado, mas uma coisa podemos afirmar: é muito saboroso! Com ingredientes simples e banais (o mais "anormal" numa despensa portuguesa é mesmo o molho de soja) faz-se um prato relativamente rápido e muito fácil e saboroso, de tal forma que, se temos o azar de tocar com os dedos naquele molhinho, corremos o risco de os morder... O tempo que o molho fica ao lume a apurar faz despertar uma série de aromas na mistura do vinagre, alho e molho de soja, que se impregna no frango e o deixa tenro e nada seco. Os grãos de pimenta, inteiros e ligeiramente amolecidos pela cozedura, emprestam a cada garfada uma textura diferente e uma explosão de sabor na boca que é refrescada com a cebolinha verde que se coloca no prato. Para acompanhar, fizemos uma couve-flor salteada que estava uma delícia e que daqui a uns dias vos mostramos como fizemos. Experimentem e duvidamos que se arrependam!

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas