Uma espécie de Sabayon com espumante e morangos...


No dia em que decidimos fazer a açorda de camarão, tínhamos no congelador um fantástico espumante Martini Asti (se não provaram... não sabem o que perdem!), lembrámo-nos de uma receita que há uns tempos apanhámos o final de um programa do chef José Avillez, onde ele fazia qualquer coisa assim parecida (provavelmente muito melhor, já que não apontámos a receita e foi tudo mais ou menos "a olhómetro"). Assim, sacrificámos meio copo de espumante - sim, ponderámos muito bem os prós e os contras de "desperdiçar" e não beber aquele meio copo fresquinho :) - e preparámos este creme que é muito parecido com a sobremesa Sabayon (ou Zabaione, como preferirem...), só que em vez do tradicional vinho italiano Marsala ou dos nossos vinhos do Porto ou da Madeira, utilizámos o tal espumante... E não é que fica bem com o verão?

Pasta de azeitonas


Gosto muito de azeitonas com pão com manteiga! Aliás, gosto muito de azeitonas… mas acompanhadas com pão com manteiga sabem-me muito melhor!
Recentemente, experimentámos esta pasta de azeitonas... uma versão de azeitonas para uma entrada onde não entra a manteiga, mas sobressai o sabor do azeite e o aroma dos coentros, da lima e do tomilho.
Uma entrada muito simples de preparar, leve e saborosa, pois claro.

Açorda de camarão


Verão combina com praia, com férias, com amigos por perto, com brincadeiras ao ar livre, com risos mais despreocupados, com vinho branco ou verde bem fresquinho ou em versão sangria, com peixe grelhado e com marisco. Sim, na nossa casa o verão é saboroso assim.
Pela região algarvia muitos são os eventos e festarolas que fazem alusão ao marisco: o Festival do Marisco (Olhão) ou a Festa da Ria Formosa (Faro) são alguns dos exemplos.
Cá em casa, nesta altura, também há mais refeições onde o marisco é rei, como é o caso desta açorda de camarão, feita para aproveitar um pão que já se andava a arrastar há dias pela nossa mesa. Saboreada na nossa varanda com vista para a Ria Formosa e acompanhada com um vinho espumante muito fresquinho, foi uma boa pausa no meio da nossa vida agitada!

E vocês, gostam de açorda?



Sangria de Pêssego e Lima


Depois de andarmos muito tristes com medo que o verão português nos falhasse este ano, e isto seria uma grande tristeza a adicionar às nossas angustias diárias, parece que se enganaram e o verão afinal aí está! E chegou a sério... há até quem já se queixe que está demasiado calor!!! (Somos difíceis de contentar!!!)
Para estes dias quentes, vem mesmo a calhar esta sangria de pêssego e limas que é mesmo muito fresquinha... hummm... tenho calor.... quero um copo desta sangria, sff!!!

Hoje um Sopinha faz anos!

Sete anos… ainda só passaram 7 anos que ele entrou na nossa vida e, no entanto, parece que sempre fez parte dela e que não haveria sentido para o nosso viver se ele não se tivesse juntado a nós.

No dia 7 de Julho de 2006, depois de mais um dia de trabalho como todos os outros, vieram os primeiros sinais de que ele já não queria estar no aconchego da minha barriga. E, antes do tempo previsto, deu sinal que queria sair e eu chorei porque ainda não era o tempo devido, porque a caminha dele ainda não tinha chegado, porque o quarto ainda não estava finalizado, porque ainda não tínhamos decidido o nome, porque eu não tinha ainda arrumado a papelada da minha secretária, porque ainda não tinha chegado a pessoa que substituiria no emprego, porque o pai estava num ensaio e eu não conseguia falar com ele… enfim, um não sei quantos de tolos ‘porques’.

E foi assim que desde o primeiro dia a sua vontade invadia a nossa vida, as prioridades inverteram-se e nós tornamo-nos três.

Arroz Doce


Quase todos temos um prato, ou uma sobremesa, que nos é especialmente predilecto por ser feito por umas mãos que nos são mais queridas e daí surgem as tais frases “eu gosto especialmente da sopa da minha mãe” ou “só como o cozido feito pela da minha sogra” ou ainda “ah, o arroz doce da tia é que me leva ao céu!”...
Sim, para mim também há pratos que se tornam mais especiais e mais saborosos se forem feitos por algumas pessoas. No fundo, acho que está essencialmente relacionado com a pitada de amor com que conseguem temperar as suas receitas.
O meu arroz doce também já anda na boca de alguns amigos como sendo o seu favorito. Sim, e eu fico toda vaidosa, porque sinto que aqueles baguinhos de arroz transportam o carinho que dedico nesta sobremesa, que já é a preferida de pessoas que me são especialmente queridas. E atrevo-me a dizer que a minha querida mãe e o meu querido sogro são os fãs número 1 do meu arroz doce! :-)
Qual é o segredo do meu arroz doce?
Uma raspa de limão junto aos ovos e o carinho com que giro a colher de pau no tacho, a envolver o arroz! :-)

Camarões salteados com sementes de coentros


Andámos à procura das sementes de coentros junto às especiarias, porque as queríamos para cozinhar, bloqueámos os nossos pensamentos na questão gastronómica e não encontrávamos as ditas sementes.
Mas, os nossos queridos amigos do facebook responderam ao nosso pedido de ajuda e lá nos elucidaram "então, as sementes de coentros encontram-se na secção de jardinagem e sementes nas grandes superfícies"! Pois claro que sim... e nós que até já semeámos coentros cá em casa, não nos lembrámos logo disso! - DUH! :-)
Pois bem, as sementes de coentros podem também ser utilizadas para cozinhar saborosos pratos com um toque mais exótico. Estes grãos têm um sabor perfumado que nos lembra a casca de citrinos e salva, para além de emprestar uma textura diferente ao prato.
Desta vez, juntámo-las num prato de camarão e gostámos bastante. Na próxima vez, vamos ver como combinam com  a carne. Estou convencida que combinarão na perfeição.
E vocês, já utilizaram sementes de coentros nas vossas receitas?

Pesquisar

Siga-nos no Facebook!

Gosta?

Fotos!

RSS
Instagram


Categorias

Com tecnologia do Blogger.

Blogs Portugal

Top blogs de receitas

Visitas